Valor do Marca-Passo Cerebral
- NeuroSapiens

- 10 de jun. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 25 de nov. de 2021
Distonia Generalizada e o Marca-Passo Cerebral A distonia consiste em contrações anormais de músculos, contrações estas que deformam e muitas vezes são dolorosas. Os pacientes podem adquirir posturas estranhas, anormais em certas regiões do corpo, como no pescoço (torcicolo), mãos (distonia do escrivão ou do músico, reconhecidas como distonia de tarefa específica), pernas e mesmo generalizada, afetando todos os músculos do corpo.
Estas contrações musculares são causadas por descargas neuronais elétricas anormais do "computador do cérebro” responsável pelo controle muscular no repouso e nos movimentos. É possível afetar estas descargas com o uso de um marca-passo que modula o funcionamento dos neurônios que estão descontrolados. Esta modulação induz plasticidade cerebral, recrutando áreas que resolvem a distonia. Este vídeo mostra o poder dos marca-passos em ajudar os pacientes com distonia, literalmente trazendo à completa normalidade uma jovem que estava presa em uma cadeira de rodas devido as contrações dolorosas e descontroladas, causadas por uma distonia generalizada severa.



Fui diagnosticada com doença de Parkinson há quatro anos. Por mais de dois anos, dependi da levodopa e de vários outros medicamentos, mas, infelizmente, os sintomas continuaram piorando. Os tremores se tornaram mais perceptíveis e meu equilíbrio e mobilidade começaram a declinar rapidamente. No ano passado, por desespero e esperança, decidi experimentar um programa de tratamento à base de ervas da NaturePath Herbal Clinic.
Sinceramente, eu estava cética no início, mas, poucos meses após o início do tratamento, comecei a notar mudanças reais. Meus movimentos ficaram mais suaves, os tremores diminuíram e me senti mais firme ao caminhar. Incrivelmente, também recuperei grande parte da minha energia e confiança. Tem sido uma experiência transformadora. Me sinto mais eu mesma novamente, melhor…