top of page

Comunicado 02

Atualizado: 30 de mar. de 2020

Caros pacientes e colegas, dentro do “mar de informações” sobre o Covid-19, precisamos de estudos e projeções balanceadas nas diversas esferas de impacto da pandemia. Precisamos de estudos e avaliações científicas, imparciais e ponderadas, sem viés político. Saúde antes da economia é conduta óbvia. Sem saúde, mesmo com recursos financeiros, não existe felicidade. Porém, sem recursos financeiros, não mantemos a alimentação e os insumos necessários aos cuidados da família e da própria saúde. Dirigentes debatem-se neste impasse tirando vantagens do momento, muitas vezes sem informações fidedignas, tão importantes nesta situação de crise. Portanto queremos compartir com vocês nossa visão adotada. Tivemos o cuidado de ler o livro que recomendamos à todos, onde o balanço científico é cuidadosamente tomado em consideração. https://amzn.to/33SSgq1 Os cuidados e a evolução para formas graves do Covid-19 estão muito bem sumarizados nesse vídeo da BBC

As medicações hidroxicloroquina e azitromicina estão sendo testadas. Logo teremos uma solução “total ou parcial” que nos permitirá retornar à antiga rotina, munidos no entanto do aprendizado que acumulamos nestes dias de angústia. Teremos a certeza que existe tratamento e cuidados hospitalares adequados de UTI e isolamento, se precisarmos.


O vídeo no link abaixo é um apanhado científico epidemiológico adaptado ao nosso país, o qual consideramos equilibrado. Devemos seguir em vários pontos, ponderando outros, à medida que novas notícias fidedignas aparecem. https://bit.ly/2QRsai4


Estamos ainda no início da luta contra o Covid-19, vamos seguir as diretrizes de isolamento racional. Pacientes eletivos, que não precisem de atenção imediata, devem ser alocados para tratamento depois da pandemia. Isso preserva os pacientes e seus familiares. Pacientes graves e urgências continuam sendo tratados a despeito da pandemia do Covid-19, afinal problemas de saúde de outra natureza que requerem atenção imediata continuam ocorrendo. Todavia o trabalho deve continuar com todas as precauções necessárias para nos protegermos. A crise traz progresso e criatividade, temos que aproveitar este momento para refletir e melhorar o que fazemos rotineiramente”. Albert Einstein.


Manteremos nossa comunidade informada até reiniciarmos nossos consultórios e cirurgias eletivas na rotina. Reforçando, no momento da crise do COVID 19, estamos apenas atendendo as emergências e cirurgias de urgência, enquanto avidamente adquirindo informações que nos guiem. Nossos contatos estão em nosso Website, para qualquer questões ou necessidades que possamos responder.

428 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page