top of page

Dr. Antônio De Salles foi o primeiro latino-americano a receber o Prêmio Fabrikant

A honraria foi concedida durante o Congresso Mundial da Sociedade Internacional da Radiocirurgia Estereotáxica, entre os dias

12 e 15 deste mês, nos EUA



O neurocirurgião Antônio De Salles foi o primeiro latino-americano a receber o Prêmio Fabrikant, considerado o Nobel Prize da Radiocirurgia, a maior honraria da Radiocirurgia Mundial concedida pela Sociedade Internacional da Radiocirurgia Estereotáxica (ISRS, na sigla em inglês). Neste ano, o evento aconteceu em Nova York, nos EUA, entre os dias 12 e 15 deste mês. 


A homenagem ao cientista brasileiro vem pelo desenvolvimento da precisão dos aceleradores lineares e a popularização da técnica, além da fundação da Sociedade Ibero-Latino Americana de Radiocirurgia.


Em 2019, o neurocirurgião foi o responsável por trazer pela primeira vez à América Latina o Congresso da ISRS, que ocorreu no Rio de Janeiro. Além disso, juntamente com o físico britânico Ian Paddick - ganhador do Prêmio Fabrikant em 2022, criou a auditoria de centros radiocirúrgicos com credenciamento em excelência em radiocirurgia no mundo. 


O que é o Prêmio Fabrikant?

O Prêmio Fabrikant é concedido a cada dois anos a um indivíduo ou indivíduos que fizeram contribuições significativas e de longa data ao campo da radiocirurgia mundial - pesquisas inovadoras e avanços significativos em suas áreas de trabalho, avançando em terapias para o câncer e doenças do sistema nervoso (Figura 1).



Criado em 1995 pela ISRS, o prêmio foi batizado em homenagem ao professor e pesquisador Jack Fabrikant, um dos pioneiros da especialidade no mundo. Em 1978, o médico tornou-se Cientista Sênior do Donner Laboratório de Lawrence Berkeley e Professor de Radiologia da Universidade da Califórnia em São Francisco e em Berkeley, cargos que ocupou até́ sua morte prematura em 1993 aos 65 anos de idade. Em sua memória, Irene Fabrikant, sua esposa, instituiu o Prêmio Fabrikant para excelência em Radiocirurgia.


O que é a Radiocirurgia

A radiocirurgia é uma cirurgia não invasiva concebida por um neurocirurgião sueco, Lars Leksell, usando irradiação ionizante. A técnica floresceu durante a última metade do século passado acompanhando a possibilidade de visualização interna do corpo humano, evitando uma cirurgia aberta convencional para ver e intervir na causa da doença. A Radiocirurgia é reconhecida pelo público leigo mundialmente como “bloodless surgery”, cirurgia sem perda de uma gota sanguínea.


Quem é Antônio De Salles?

Antônio De Salles é formado em neurocirurgia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com doutorado pela Commonwealth University na Virginia, EUA. Seguiu seus estudos na Universidade de Harvard, em Boston, onde aprendeu a técnica estereotáxica e radiocirurgia no Ciclotron daquela Universidade em Cambridge, Massachussetts.


Na Suécia, assumiu seu primeiro trabalho acadêmico no Departamento de Neurocirurgia da Universidade de Umeå, onde aprendeu a técnica de Radiocirurgia com aceleradores lineares, máquinas hospitalares construídas para tratamento de câncer, e dedicou sua pesquisa nos seguintes 25 anos à esta técnica. Foi convidado para chefiar o serviço de estereotaxia da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), onde iniciou a radiocirurgia naquela Universidade e a linha de pesquisa usando em doenças funcionais, vasculares e tumores cerebrais e da coluna.


Em 2014, aposentado como professor emérito em neurocirurgia e radioncologia pela UCLA, voltou ao Brasil para popularizar a técnica capaz de diminuir o custo e sofrimento dos pacientes no tratamento de várias doenças do sistema nervoso cirurgicamente, sem a necessidade da abertura da caixa craniana ou da coluna.

ascende ao seleto grupo de ganhadores do Prêmio Fabrikant.


Atualmente, trabalha na Rede D’Or como neurocirurgião e pesquisador junto ao IDOR e ao IPq na Universidade de São Paulo usando as técnicas robóticas para neurocirurgia e radiocirurgia, incluindo a Gamma Knife, no Hospital DF Star, em Brasília e a Cyberknife, no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. De Salles ajudou a regularizar o trabalho do neurocirurgião em Radiocirurgia no Brasil junto à Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e à Associação Médica Brasileira (AMB). Com a neurocirurgiã e sua esposa Dra. Alessandra Gorgulho, fundou a NeuroSapiens®, grupo multidisciplinar que já́ consegue oferecer radiocirurgia de qualidade em 16 estados brasileiros.


Confira algumas fotos da premiação:



65 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page